Artigos para bebês movimentam o mercado infantil

Diversidade: Mercado de bebês se caracteriza pela variedade de produtos e movimento durante todo o ano

 

Por Wellington Silva - diariodovale.uol.com.br/
 

Volta Redonda

Os gastos dos pais com os filhos no primeiro ano de vida são os que mais movimentam o mercado infantil. São enxovais, móveis, iluminação, e até montagem completa do quarto, tudo pensado para agradar os bebês, mas principalmente os pais. Todo esse "arsenal" ajuda a tornar o mercado em um grande negócio, que segundos os próprios lojistas, se caracteriza pelo movimento o ano inteiro.

Segundo Beatriz Mendonça, proprietária de uma franquia infantil de Volta Redonda, o mercado de produtos para bebês não é sazonal, e em nenhum momento do ano apresenta baixas nas vendas.

- Hoje os futuros pais, diferente do que era há 15 anos, estão pensando além do berço e do carrinho - comentou.

Beatriz também lembrou que a popularização da internet, e a criação de uma página da loja em redes socais, se tornaram uma grande ferramenta de vendas.

- Acreditamos muito na força da internet e para melhor atender nossos clientes, contamos com um site com muitas ofertas e novidades.  A rede que é o primeiro contato das pessoas com a loja, corresponde hoje a 30% das vendas efetuadas durante o mês - afirmou.

Além do primeiro filho, Beatriz lembra que hoje é preciso que as novidades do setor estejam sempre ao alcance do consumidor, já que os outros filhos do casal também ajudam nas vendas.

- Hoje no momento das compras, a opinião dos filhos mais velhos conta bastante. São eles que ao acompanharem os pais, buscam em nossos catálogos uma referência de um personagem de um desenho, uma cor diferenciada, e até mesmo um produto que é a tendência do momento a ser confeccionada no quarto do irmão mais novo - revelou.

Planejamento e tendências

Nove meses de gestação é período suficiente para pensar em detalhes de tudo o que precisa um bebê, certo? Errado, segundo o gerente de uma loja especializada, Daniel Valeriano.

De acordo com ele, o ideal é que o planejamento do quarto do bebê deve começar já no terceiro mês de gestação.

- Estou no ramo de venda de móveis há 18 anos e posso dizer que, as pessoas que deixam para comprar os móveis do quarto do bebê no último momento, estão cometendo um terrível engano. O ideal é que para que tudo saia conforme o planejado, os pais comecem a montar este espaço no terceiro mês de gestação - garantiu.

Sobre os novos padrões de montagem do enxoval, Valeriano contou que hoje já não há mais aquele padrão básico: azul e rosa.

- Houve um tempo em que o rosa e azul eram as cores obrigatórias para meninos e meninas. Hoje como a maioria dos pais já está pensando na montagem de um quarto infanto-juvenil (utilizado até os dez anos), o verde, o branco e preferencialmente o lilás, são bem procurados -informou.

Grávida de sete meses, a vendedora Raquel Braga e o marido Fernando Braga comemoram a finalização da montagem do quarto da pequena Franciane, que logo chegará.

- Moramos em um apartamento e até alguns anos atrás, só poderíamos ter no quarto do bebê, um pequeno guarda-roupa e um berço. Hoje, optamos pelos móveis modulados que, além de apresentarem um preço acessível, também estão permitindo que o quarto que sonhamos possa ser montado no espaço que temos em casa - disse Raquel.

Serviços que começam antes do nascimento

Pensando nos últimos dias de gravidez, o mercado já começou a criar maneiras de comemorar a chegada do herdeiro, que ainda não chegou. De olho na crescente demanda por chás de bebê, alguns locais preparam itens que vão das lembrancinhas, até as tradicionais brincadeiras.

- Existe a necessidade de se confeccionar produtos para todos os públicos. Como hoje o chá de bebê - antes uma festa exclusiva das mulheres -, também é comemorado pelos homens, existe a necessidade de se confeccionar produtos destinados aos pais que irão se reunir com seus amigos para receber presentes para o filho que está para nascer - disse o proprietário de uma loja em pequenos presentes, José Raimundo Marinho.

Com a experiência adquirida pelo pai, de quem herdou o negócio, José Raimundo, criou recentemente um curso destinado à confecção de objetos infantis.

- Criamos recentemente um pequeno curso voltado para os pais e padrinhos que querem aprender a confeccionar lembranças e acessórios para bebês. Estamos ensinando as pessoas a criarem lembranças e pequenos acessórios, como mantas e cachecóis, que além de servirem para o uso pessoal, também pode ser uma forma diferente de presentear - finalizou.