Alimentação na gravidez: o que você deve evitar

Durante a gravidez, a mulher não deve restringir sua ingestão de alimentos, já que, sem os nutrientes adequados, o bebê não consegue se desenvolver bem. No entanto, algumas substâncias presentes em produtos específicos podem causar problemas tanto ao feto quanto à evolução da gestação

Por Marcela Bourroul - https://revistacrescer.globo.com



Uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade da Califórnia, publicada no periódico científico Nutrition Journal, descobriu que várias grávidas consomem regularmente alimentos e bebidas que deveriam ser evitados, sugerindo que essas informações devem ser passadas pelo obstetra com mais cuidado durante o pré-natal.

Participaram do estudo 200 mulheres de 18 a 40 anos que estavam grávidas ou tinham acabado de dar à luz. Elas relataram o consumo regular de atum, comidas enlatadas, água da torneira, cafeína, bebidas alcoólicas e remédios sem prescrição médica.

Segundo Sarah Santiago, uma das cientistas envolvidas na pesquisa, ao contrário do álcool e da nicotina, que todos sabem dos males que causam, "substância como cafeína, que afetam o desenvolvimento, não são sempre lembradas como perigosas”, disse em nota.

Para tirar de uma vez por todas as suas dúvidas sobre o que você deve comer com moderação e o que precisa riscar do cardápio, fizemos uma lista para servir de guia.

Coma com moderação


Carboidratos refinados
Calma, não estamos querendo que você faça a dieta das proteínas, até porque os carboidratos devem responder por cerca de 50% da ingestão diária de calorias das grávidas. Porém, há tipos diferentes de carboidratos. Os refinados geralmente são os “branquinhos”: arroz branco, farinha branca, açúcar branco. Você deve evitar doces e tentar substituir pães e massas pelas versões integrais. Isso tornará sua alimentação mais rica, além de prevenir a formação de gases. Ainda sobre os gases, vale dizer que, se você já conhece os alimentos que seu corpo não digere bem, tente evitá-los, porque, quanto mais sua barriga crescer, mais tendência você terá para esse desconforto.

Café
Os médicos costumam liberar até duas xícaras (pequenas) por dia. Ou seja, um café com leite de manhã e um expresso depois do almoço dificilmente atrapalharão sua gravidez e seu bebê. Mas como a cafeína está presente em outras bebidas, como aquelas do tipo cola e chá preto, considere também esse consumo. Lembre-se também que a cafeína é diurética. Assim, se você já está incomodada com as idas ao banheiro, talvez valha a pena diminuir ainda mais a dose.

Alguns peixes
Peixes que estão no topo da cadeia alimentar, como cação, marlim e peixe-espada devem ser evitados, pois contêm níveis mais altos de mercúrio, o que pode causar problemas de desenvolvimento no feto. Peixes gordos, como cavala, sardinha, truta e atum fresco, são recomendados para as grávidas, mas não devem entrar no cardápio mais de duas vezes por semana.

Atenção com as frutas
Alimentos como tomate e morango são as culturas mais expostas à ação de pesticidas utilizados nas plantações. É importante só consumir os que vêm de produtores que respeitam as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Se puder optar pelos orgânicos, melhor ainda. Isso porque os agrotóxicos podem afetar os ovários, reduzindo a fertilidade da mãe e de seus bebês. No entanto, atenção com alguns mitos que você ouve, como o abacaxi ser abortivo. O consumo de qualquer tipo de fruta está liberado e é fundamental na gestação.

Esqueça


Carnes cruas e legumes mal lavados
O risco aqui é principalmente em relação à toxoplasmose, um micro-organismo que pode estar presente nas fezes de animais. Portanto, o ideal é evitar carnes como rosbife, kibe cru e carpaccio. Carne de porco só se for bem passada. O mesmo vale para os peixes. Deixe para comê-los crus depois da gravidez e do período da amamentação. Em casa, lave bem as frutas, verduras e legumes.

Ovos crus
Para evitar a salmonelose cozinhe bem os ovos (a bactéria resiste ao cozimento brando) e exclua alimentos que contêm ovos crus da dieta, como maionese e mousses.

Bebidas alcoólicas
Vários estudos já associaram o consumo de álcool na gravidez com problemas no desenvolvimento do feto. Portanto, fuja, independentemente do teor alcoólico da bebida.

Alguns leites e queijos
Os leites e queijos não pasteurizados (leite de ovelha e cabra, brie, feta e camembert) podem ser fontes de uma bactéria que causa a listeriose. Casos mais graves dessa infecção são raros, mas podem provocar aborto, parto prematuro e infecções no bebê, como meningite. Se for passar dias de descanso em uma fazenda, nunca tome o leite recém ordenhado.

 

Alimentação balanceada


Agora que você sabe o que precisa evitar, confira uma lista com a quantidade média do que você deve ingerir diariamente:
- 2 a 3 porções de alimentos ricos em proteínas (peixe, carne magra, frango, grãos e nozes)
- 2 a 3 porções de laticínios (leites, queijos e iogurtes)
- 4 a 6 porções de carboidratos (arroz, massas e pães, de preferência integrais)
- 3 a 4 porções de vegetais (quanto mais colorido for o seu prato, mais nutrientes você está ingerindo)
- 4 a 5 porções de frutas
- 1 a 2 porções de alimentos ricos em ferro (ovos e verduras de folhas verde-escuras)
- Beba muita água! Sucos naturais também ajudam a hidratar o organismo.

 


Fontes: A gravidez dia a dia, Maggie Blott, especialista em obstetrícia; A Bíblia da Gravidez, Wladimir Taborda e Alice Deutsch; Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital Santa Joana (SP)