4ª Semana de Gestação – Gravidez semana a semana

 

Adentrando pela quarta última semana do primeiro mês de gravidez de gravidez ; já passa a ficar perceptível a sensação dos principais sintomas que o início da gestação acarreta. 

Por https://www.semanaasemana.com.br

 

Cansaço, mudanças repentinas de humor, Micçãofrequente e seios doloridos são alguns dos mais frequentes a serem notados. Nesta época da gestação ocorre uma espécie de divisão de águas entre a falta do conhecimento sobre a gestação e a percepção das mudanças evidentes que levam a crer em ujma gravidez. Depois dos enjôos, dos vômitos, da sensibilidade com cheiros e gostos; a maioria das mulheres passam pela fase da desconfiança apenas nesta quarta semana; quando o ciclo menstrual atrasou por um tempo maior do que o esperado e não resta mais dúvidas ao menos da possibilidade do que está acontecendo.

A descoberta da gravidez é uma passagem importante e quase um ritual que firma as responsabilidades dos futuros (ou já) papais. Responsabilidades essas que só tendem a aumentar cada vez mais com o passar do tempo. É por esta forma que é preciso realizar uma consulta tão imediata seja a descoberta da gravidez ou da suspeita dela,para que os pais se certifiquem que está tudo certo e tranquilo no início da gestação durante este primeiro período; que é o mais crítico de toda a gestação por se tratar do estágio em que está ocorrendo a formação do bebê.

A partir da quarta semana de gravidez; bebê que ainda é um embrião neste momento – se formos nomeá-lo de forma correta – está começando a se desenvolver; neste momento ocorre a formação do vilo corial, esta formação perdurará até o final da semana. Além disto já é possível ver o saco gestacional através de uma ultra-sonografia transvaginal.

Alterações no seu corpo

Para a mulher também começa a ser evidente as transformações que estão ocorrendo sem seu próprio corpo. Já é possível perceber-se mais pesada, os seios começar a tomar uma forma mais arredondada e eles também começam a preparar-se para a amamentação; ou seja o próprio organismo começa a dar sinais evidentes de que está em acentuada mudança; preparando-se e modificando-se para coneguir dar vazão e suprir as necessidades de um corpo estranho e novo que se aloja em seu interior. É a mágica da vida. É a parte mais bela da gravidez, certamente, este momento em que a percepção da mulher se modifica de tal forma que ela acompanha a transformação a olhos vistos do que se passa dentro de si.

Em algumas mulheres também pode vir a ocorrer uma acentuação na cor dos mamilos. Não é uma regra, porém não é uma exceção também. Não são em todas as mulheres grávidas que isto porventura poderá vir a ocorrer, mas é em uma parcela significativa. E esta ocorrência não é passível de preocupação nem de temores; o que ocorre é puramente fisiológico e explicável. Os vasos sanguíneos começam a expandir-se para acompanhar a quantidade de sangue bombardeado para o local (lembre-se que o corpo está se preparando em sua totalidade; ou seja, a glândulas mamárias encontram-se em franca produção e modificação para fornecer e armazenar o princípio do que no futuro será a amamentação do bebê).

A barriga da mulher ainda não evidente. Há casos em que só se tornará protuberante pelo quarto mês, mas em sua maioria não tende a demorar-se tanto. A mulher provavelmente já começará a percebê-la, mas as outras pessoas provavelmente não, ou apenas pessoas muito experientes (sim, isso ocorre) que detectam pequenas mudanças rapidamente. Mas isso é raro. Comece a desde já a não forçar o uso de jeans ou roupas apertadas, forçando assim o desenvolvimento do corpo.
Desenvolvimento do seu bebê

Durante a quarta semana de gravidez o embrião em formação encontra-se com aproximadamente o mesmo tamanho de um caroço de feijão tão pequenino que se pudessemos observar a olho nu talvez também faríamos uma comparação com um caroço de maçã. Deixando as comparações com caroços de lado; é a partir deste momento que o pequenino bebê passará a a cada dia crescer um milímetro. Seus olhos parecem dois pequenos pontos escuros. O desenrolar das semanas farão com que ele passe a desenvolver pequenas protuberâncias – onde mais tarde se formarão as pernas e braços. O tubo neural ( local de onde partirão a espinha dorsal, a medula espinhal e or nervos) também começa a ser desenvolvido. O coração e o sistema circulatório aparecem entre as camadas deste meio. No corpo da mulher aparece uma primeira versão da placenta – que neste momento nada mais são que vilosidades coriônicas – e o cordão umbilical que levará os nutrientes e permitirá a condução do oxigênio até o bebê passa a ser formado também.

Alterações no seu corpo

Nesta semana o bebê continua a se implantar no útero, enterrando-se profundamente no endométrio. Quando estiver definitivamente implantado, passará a produzir um hormônio chamado gonadotrofina cariônica humana (conhecido também por hormônio hCG), que ajuda a manter o revestimento do útero. O hormônio hCG é responsável pelos sintomas da gravidez que você está sentindo, aqueles que falamos no começo do artigo. É através deste hormônio que testes e exames podem detectar uma gravidez.

Descoberta comprovada da Gravidez

E é nesse momento que a maioria das mulheres passam a ter uma comprovação efetiva de sua gestação. O que até então era apenas uma dúvida ou uma suspeita passa a ser a descoberta de uma vida que cresce a olhos vistos dentro de seu corpo. O teste da gravidez realizado nesse momento, provavelmente já terá como resultado; o positivo.

Parabéns!