21º Semana de Gestação

21 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

 
 
 

nicia-se mais uma semana, a vigésima primeira semana da sua gestação. Junto com ela, muitas felicidades e uma sensação muito prazerosa de ansiedade pela espera do seu bebê.

Além de feliz e ansiosa, certamente você também está um pouco mais confortável do que nas semanas anteriores da sua gravidez, no entanto, como a sua barriga está crescendo, você pode começar a encontrar dificuldades para dormir, mas logo você se acostuma.

Outras novidades também podem ocorrer com você e com o seu bebê durante esta semana. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana da sua gravidez, o seu bebê está pesando algo em torno torno de 300 gramas medindo aproximadamente 18 cm de comprimento, o que pode ser comparado com o tamanho de uma banana. Além disso, ele estará muito mais ativo do que nas semanas anteriores, se movimentando de um lado para o outro e de cima para baixo.

A pele do seu bebê, órgãos e o sistema nervoso central e o sistema digestivo irão continuar a se desenvolver durante esta semana, e embora o sistema digestivo não esteja totalmente formado, ele estará trabalhando.

Os seus intestinos estão começando a se contrair e relaxar lentamente, e o seu bebê já é capaz de engolir e absorver o fluido onde flutua, o líquido amniótico, que embora possa parecer um pouco estranho, isso irá ajuda-lo a desenvolver o seu sistema digestivo.

Os batimentos cardíacos do seu bebê cada vez mais estão ficando mais fortes e talvez já possam ser ouvidos através de um instrumento chamado utilizado pelo seu médico chamado estetoscópio. Se você teve o prazer de ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê durante esta semana, compartilhe com as outras mamães comentando abaixo qual foi a sua sensação ao ouvir os batimentos, e caso você não ainda tenha tido a oportunidade de ouvi-los, não fique triste, pois na sua próxima consulta certamente você ouvirá.

Grávida de gêmeos: Se você está grávida de gêmeos provavelmente os seus bebês estão brincando de chutar um ao outro, o que é extremamente normal quando uma mulher está grávida de gêmeos. No entanto, isso não é motivo de preocupação, pois a membrana que separa os seus bebês é muito elástica e eles estão bem protegidos e a membrana não se vai se romper. Portanto, não vá brigar com eles!

Alterações no seu corpo

Uma curiosidade que poucas mulheres sabem e que sem dúvida deixará você surpresa é que o apetite sexual de uma gestante cresce de acordo com o desenvolvimento de sua barriga, ou seja, quanto mais a sua barriga vai crescendo mais você sente vontade de ter relações sexuais.

Se a sua gravidez estiver caminhando sem riscos, ter relações sexuais com o seu parceiro será perfeitamente saudável, até mesmo no terceiro trimestre de gestação, onde a barriga de uma gestante está muito maior.

Na medida em que a sua barriga vai crescendo, você e seu parceiro começarão a encontrar certas dificuldades para encontrar posições sexuais que sejam confortáveis, mas nada com que um pouco mais de criatividade não resolva.

Ter relações sexuais durante a gestação pode trazer benefícios e surpresas. Há casos de mulheres que conseguiram o seu primeiro orgasmo tendo relações sexuais durante a gestação. Além do mais, devido ao sexo exercitar os músculos pélvicos, ele os manterá firmes e flexíveis para o parto. No entanto, se o seu médico recomendar abstinência sexual, vocês deverão continuar preservar a intimidade sexual trocando afeto e carícias.