17º Semana de Gestação

17 Semanas de Gestação – Gravidez semana a semana

17 semanas de GestaçãoAté o momento você deve estar super feliz por até agora estar tudo dando certo na sua gravidez e super curiosa com as novidades que estão por vir não é mesmo? Essa sensação é sem dúvida uma das mais realizadoras e maravilhosas que uma mulher pode presenciar que deve ser comemorada a cada dia dia.

 

Por https://www.semanaasemana.com.br

 

 

Apesar de ser um momento super emocionante da sua vida, você não deve esquecer que também é um momento delicado e que você tem que se cuidar, além disso, é muito importante que você não deixe de fazer o acompanhamento médico, pois através dele o seu médico pode reduzir as chances de possíveis problemas. Portanto não deixe de consulta-lo.

Nesta semana você se encontra ainda mais feliz e o seu bebê a cada dia dia se desenvolve mais e mais. Acompanhe as novidades que estão por vir:

Desenvolvimento do seu bebê

A esta altura da sua gestação o seu bebê está medindo aproximadamente 12 cm de comprimento e pesando algo em torno de 100 gramas.

Além da lanugem, o corpo do seu bebê também está coberto por uma substância gordurosa chamada vermix, que tem por finalidade proteger a pele do seu bebê.

A placenta, que tem por finalidade fornecer nutrientes e oxigênio para o seu bebê, e que também é responsável pela eliminação de resíduos, continua a se desenvolver. Nesse exato momento ela contém milhares de vasos sanguíneos que tem por objetivo transportar nutrientes do seu corpo para o corpo do bebê.

E como toda criança gosta de se destrair brincando, não será diferente com o seu bebê, que a essas horas já deve estar brincando com o cordal umbilical, segurando-o, agarrando-o e puxando-o com toda a sua forcinha, mas não se preocupe, pois ele não segura por muito tempo, por isso não há motivos para se preocupar e muito menos brigar com ele! Afinal não acontece nada que possa prejudica-lo.

Outras habilidades que o seu bebê está aperfeiçoando nesta semana incluem o reflexo de sucção e deglutição, que permitirão que o seu bebê alimente-se com maior facilidade.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você já pode estar sentindo os movimentos do seu lindo bebê. Se você é mãe pela primeira vez, então há uma chance de que você ainda não sinta estes movimentos, pois é o que normalmente acontece com as mães de primeira viagem. Algumas mães com excesso de peso também podem não perceber tais movimentos do bebê durante os primeiros estágios da gestação, e algumas mais magras podem sentir esses movimentos ainda mais cedo do que esta semana.

Os seus hormônios estão preparando os seus seios para a produção do leite materno, o suprimento de sangue para os seios aumentam e as glândulas que produzem o leite estão crescendo em preparação para a amamentação do seu bebê, e certamente os seus seios estão crescendo cada vez mais. A esta altura os sutiãs que você usava antes da gestação estão ficando cada vez mais apertados não é mesmo? Pois é, isso indica que logo logo você terá que comprar novos sutiãs.

É importante que você evite frenqüentar ambientes e situações muito estressantes, principalmente se for colocado muita pressão sobre você. O stress pode ter um impacto muito negativo sobre a gravidez e o parto. Além disso, existem muitos estudos que indicam que o stress durante a gravidez pode contribuir para comlicações durante a gestação, incluindo o trabalho do parto prematuro. Alguns estudos indicam que os níveis de stress elevado, especialmente nas semanas 18 e 20 da gestação, também podem resultar no aumento de um hormônio chamado CRH (Hormônio liberador de corticotropina), que tem sido associada ao parto prematuro. Esse hormônio pode fazer com que o seu corpo libere prostaglandinas, que podem resultar em contrações. Portanto, é muito importante que você se esforce para evitar o stress durante a sua gestação.

Há casos em que apesar de você tentar evitar o stress você não consegue controlá-lo, ele simplemente acontece. No entanto, existem muitas atividades que você pode fazer para amenizá-lo, como por exemplo Ioga ou meditação. Essas, são duas alternativas muito efetivas para evitar os níveis de stress durante a gestação. Se você nunca praticou ou sempre teve curiosidade sobre essas atividades, chegou a hora!