A importância do banho nos bebês

A importância do banho nos bebês.
 

Por  | Yahoo Contributor Network
 
 

Assim como outros momentos importantes da rotina dos pequenos, a hora do banho é um momento lúdico de relaxamento para o bebê, além da medida de estímulo e carinho que isso pode representar; porém, requer atenção e aparatos especiais. Fique atento às valiosas orientações de especialistas do assunto.

O primeiro banho 
Não há um consenso absoluto sobre o momento ideal para o primeiro banho do bebê. Há muito tempo, no entanto, já se desfez o mito da necessidade de esperar "cair o coto umbilical" para o banho completo do recém-nascido. Hoje - na maioria das maternidades - o banho inaugural acontece logo após o nascimento da criança. De um modo geral, o critério é a averiguação médica de que o bebê está bem, apresentando condições fisiológicas normais; neste caso, após exames, ele é identificado e levado para o banho. 

A pediatra neonatal Ana Beatriz Souza Machado, que atua no Instituto Fernandes Figueira , no Rio de Janeiro, e coordena o Projeto "Mãe-Canguru" - importante iniciativa que ajuda a recuperar bebês prematuros - dá informações especializadas a respeito. A médica esclarece que o banho pode ser dado desde o primeiro dia de vida. E orienta, inicialmente, para os cuidados básicos com a água - em temperatura-ambiente -, recomendando o uso de sabonete neutro. Para esclarecer melhor as mamães recentes, ela detalha: "Comece lavando a cabeça e o rosto; depois, somente o corpo. Enquanto você lava a cabeça e o rosto, mantenha o bebê enrolado em uma toalha para que ele não perca calor".

Quanto ao famoso umbigo do recém-nascido, a pediatra informa que - até sua queda - é necessário manter a limpeza do coto com álcool a 70%, a cada troca de fraldas. Ela explica também que se deve, após o banho, secar o coto com a toalha e passar álcool. 

Dicas práticas 
A Chefe de Enfermagem Perla di Leone, que atua no setor Materno / Infantil do Hospital Mãe de Deus , em Porto Alegre, traz sugestões informativas. Em consonância com as orientações da pediatra Ana Beatriz Souza Machado, a enfermeira também alerta mães e pais estreantes para a adequação à temperatura-ambiente, especialmente para a verificação da temperatura da água.

Veja as demais dicas da enfermeira para o momento do banho de seu bebê:

- Propiciar ambiente tranquilo; 
- Manter material de banho separado e bem à mão; 
- Segurar a criança de modo bastante firme, protegendo a cabecinha e apoiando devidamente o dorso;
- Secar bem os ouvidos do bebê (com todo o cuidado, a fim de não penetrar o canal auditivo).

Principais riscos para o bebê 
É claro que banhar um bebezinho é circunstância que envolve riscos, especialmente se isso for feito por pessoa inexperiente ou sem a delicadeza necessária. É por isso que Perla di Leone alerta para os principais perigos:

- O bebê (em situações adversas) pode escorregar, machucar-se e até afogar-se; 
- O banho pode ficar muito prolongado, e a água esfriar, e assim ser reduzida a temperatura do recém- nascido; 
- Não se deve introduzir nada para secar os ouvidos [até se pode usar o tradicional cotonete, porém toalha ou fralda são suficientes na hora de você secar (devidamente) o pavilhão da orelha]. O risco se refere a casos (comprovados) de perfuração da membrana do tímpano, em vista de movimentos bruscos por parte do bebê no momento da limpeza.

A Chefe de Enfermagem manifesta, ainda: "Todo cuidado destinado à criança deve ser desempenhado com extrema delicadeza, devido à grande fragilidade do recém-nascido". 

Como acalmar a criança durante o banho? 
Você deve conversar carinhosamente com a criança enquanto faz uma massagem relaxante em seu corpinho. Isso, com toda a certeza, ajuda o bebê a ficar calmo durante o banho. 

Um aspecto interessante é que os pais podem também usar o banho com a função de trazer tranquilidade ao bebê. Neste caso - de acordo com a enfermeira entrevistada -, a partir de certa fase se pode lançar mão do recurso do "banho no balde", por exemplo, como método relaxante e de lúdica harmonização.

O banho do bebê pode ser um dos momentos mais alegres, descontraídos e revigorantes do dia; aposte nisso! 

Quantas vezes por semana? 
Questionada sobre o número rotineiro de banhos em recém-nascidos, a enfermeira esclareceu que não existem riscos quanto à repetição. Desse modo, o banho costuma ser diário ou contabilizar mais de um (sempre que a criança precisar de nova medida higiênica, por exemplo).

Perla di Leone finaliza a entrevista lembrando a necessidade de você, mamãe ou papai, cuidar do bebê com os devidos produtos de higiene, a fim de que não se resseque a pele delicada dos pequenos.

Orientação final 
A pediatra neonatal Ana Beatriz Souza Machado recomenda que, para a segurança e o bem-estar do seu bebê, como também para o esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre cuidados infantis rotineiros, o ideal é ouvir sempre o(a) pediatra, com atenção permanente às suas orientações em cada caso.