Segunda Gestação - Segunda Parte

Inicio de Pré Natal e buscando por um Parto Humanizado...

Por Suhely Bueno.

Olá mamães, muito quis fazer com na primeira gestação relatando meu parto mês a mês: Doce ilusão! Afinal com uma filha de seus dois anos e pouco e suas atividades diárias ficou impossível, mas nem por isso deixarei de contar agora, de forma resumida, como foram os noves meses de magia.

Já comentei como foi a descoberta do meu positivo então passarei para as etapas seguintes.

Assim que agendei minha primeira consulta, na época com meu Gine – lembrando que não foi o mesmo que realizou meu pré natal da primeira gestação – fui tirar dúvidas com relação ao parto. O parto? Mas já? Vocês devem  estar se perguntando, mas sim depois da péssima experiência que passei da outra vez queria já deixar claro desde o princípio minha vontade quanto ao parto normal e humanizado e para isso tinha que ter a certeza e segurança que aquele GO (Ginecologista e Obstetra) respeitaria minhas vontades.
Chegando na consulta fui falando para ele sobre o assunto e logo ouvi: “ Claro, vamos sim fazer o parto normal, mas não aceito trabalhar com DOULAS, pois já tive problemas com elas...” -  se seu GO falar algo do tipo já fique com a pulga atrás da orelha – “... Mas provavelmente no seu caso teremos que usar fórceps!” Oi??? Como assim??? Ele tem bola de cristal???  Como ele pode dizer tal coisa? Como já vinha, desde que ganhei minha primeira filha , buscado informações sobre parto, sabia que ele estava falando bobagem.... Na minha cabeça apenas ficou a impressão que ele disse isso porque já tinha intenção de acelerar a saído do bebê e que provavelmente faria tantas outras intervenções desnecessárias em mim de forma que tornasse o parto mais rápido ( e com certeza mais dolorido) e como não era isso que buscava  já sabia que ali travaria uma batalha gigantesca procurando outro médico.
Outro ponto que fez eu ter certeza que ele não seria mais meu médico foi o fato de descobri que ele não faz atendimento de sexta em seu consultório. Isso porque ele deixa agendado suas cesáreas e então confirmou o que desconfiei: Estava diante de um GO “Cesarista” de carteirinha.

“Esses instrumentos são ligados à cabeça do bebê para que ele possa ser retirado por via vaginal, no parto normal. Vários motivos levam ao uso dos dois métodos, incluindo circunstâncias em que haja sofrimento fetal ou a mãe não esteja mais conseguindo fazer força. 

https://brasil.babycenter.com/a1500709/parto-a-f%25C3%25B3rceps-ou-por-v%25C3%25A1cuo-extrator-ventosa#ixzz3ps6Puybu

 

Voltando para casa fui procurar um novo GO do meu plano além de buscar por mais e mais informações e conversar com as queridas DOULAS.
Nesta minha busca conheci algumas DOULAS super queridas que acolheram minha história e minhas vontades, tiraram muitas dúvidas e me fortaleceram para correr atrás do meu parto humanizado.

Para dar continuidade ao meu pré-natal, agendei com um GO do plano que logo na primeira consulta foi super sincera e disse: “ Não faço parto normal, apenas cesariana”. Ganhou pontos comigo por não ser mascarada como muitos por aí, mas ainda sim ela apenas seria meu porto seguro para o pré-natal enquanto ia atrás de uma GO humanizada.

Durante o pré natal tudo correndo bem comigo e com o bebê - fiz meu primeiro ULTRA e para minha felicidade tudo bem, ótima implantação do embrião e desenvolvendo dentro da expectativa, coração batendo forte e saudável, na época estava com 7 semanas e 4 dias.

E enquanto isso o parto estava já sendo um parto  - Algumas opções que tinha, poucas por sinal, para ter o tão desejado parto foram:
 

·         Contratar uma equipe particular completa ($$$!!!!);

·         Contratar pelo menos uma GO humanizada, já que pelo plano estava sendo uma missão impossível;

·         Ter o bebê pelo SUS, que poderia ter um risco já que vinha de cesárea anterior e para tanto teria que achar alguma maternidade que acolhe mães que desejam humanizado tendo em mãos um plano de parto e muitas vezes acompanhadas por uma DOULA de garantia – Vale ressaltar que o papel da Doula, independente do desfecho final, ou seja o tipo de parto, é uma alternativa super interessante e válida que recomendo. Caso queira um Doula existem sites bons que ajudam nessa busca, tal como esse DOULAS.COM



“O que significa "doula"

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.”
(FONTE - https://www.doulas.com.br/oque.php)



“A doula então acompanha o casal ao hospital, maternidade, casa de parto, clínica, ou mesmo ficando em casa, se o parto domiciliar foi a opção daquele casal. Até o nascimento do bebê, o papel da doula será de fundamental importância. Ela serve como um amortecedor entre os complicados termos médicos, os procedimentos hospitalares, a eventual frieza da equipe de atendimento e aquela mulher que se encontra no momento mais vulnerável de sua vida. Ela também ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..”
(FONTE - https://www.amigasdoparto.com.br/doula.html


·         Ter o Bebê em uma casa de parto – no entanto as casas que pesquisei via SUS uma não aceitava uma gestação com cesárea anterior e a outra ficava afastada de casa e a única que restava cheguei a ouvir alguns relatos  não muito agradáveis. – opção descrtada então.
E assim com poucas semanas de gestação iniciava a busca por alternativas seguras e viáveis financeiramente.

Dessa forma fui mantendo a GO “cesarista” por conta do pré-natal e essa correria e preocupação inicial em estava sendo apenas minha, pois, como na primeira gestação, mantive segredo até que completasse 3 meses.

.... CONTINUA

...