O colar de âmbar funciona para aliviar dores da dentição?

COLAR DE ÂMBAR é uma peça que vem ganhando espaço no enxoval dos bebês, e tornou-se popular no Brasilapós ser visto no pescoço da filha da top Gisele Bundchen. Mas, do que se trata? É só vaidade? 

Por https://www.cenariomt.com.br/

Explico: o âmbar é uma resina vegetal fossilizada que, em contato com a pele, libera o ácido succínico e, este TERIA EFEITO calmante eANALGÉSICO no crescimento dos dentes dos bebês.

O colar de âmbar, portanto, seria uma ferramenta para auxiliar na difícil fase do crescimento dos dentinhos. Porém, até o momento não há nenhum estudo científico que comprove a eficácia do colar na fase de dentição. A Associação Brasileira de OdontopediatriaCONTRAINDICA seu uso também pela chance de acidentes por ASFIXIA no bebê. Deste modo, como não há evidências científicas e sim relatos de experiências pessoais positivas, nenhum órgão competente na área de pediatria encoraja seu uso.

 Em relação ao risco de acidentes, sabe-se que bebês não devem utilizar colares ou quaisquer objetos enrolados no pescoço. Algumas mães enrolam o colar nos braços e tornozelos dos bebês, porém, ainda HÁ RISCO de eles arrancarem uma pedra e engolirem.

 Além de toda a polêmica sobre usar ou não o colar de âmbar, é preciso verificar a autenticidade do mesmo, pois há muitos COLARES FALSIFICADOS no mercado. Os colares verdadeiros têm entre 33 e 36 cm de circunferência, deve haver um nó no fio entre uma pedra e outra  e o fecho deve ser de enroscar. Além disso, a temperatura do âmbar é sempre morna quando em contato com a pele. Também se pode mergulhar o colar em uma bacia com água e sal: se boiar, a peça é verdadeira.

O preço de um legítimo colar de âmbar varia entre R$60 e R$100. Para quem usa o colar, procure utilizá-lo por baixo das roupas do bebê, NÃO USE quando o bebê estiverDORMINDO e lembre-se: mesmo que haja supervisão de um adulto, acidentes acontecem e o melhor é minimizar os riscos.