MINHA SEGUNDA GESTAÇÃO - Primeira Parte

A expectativa do positivo

Por Suhely Bueno


Depois da magia do positivo que confesso estava já desconfiada e logo agendei a primeira consulta, logicamente depois de repetir umas 3 vezes o Beta HCG.

Muitas se perguntam porque repetir o Beta assim? Pois bem, conforme comprovado o crescimento do valor do beta HCG num intervalo de 2 a 3 dias é um indicativo de que a gravidez está evoluindo, então, até que pudesse passar por um médico e poder fazer o ULTRA essa era forma de conseguir ter uma segurança que estava caminhando tudo bem... Parece neura até de mãe de primeira viagem, mas essa é a forma que encontrei que me sentir mais confortável e menos ansiosa até a primeira consulta e exame.

E porque senti uma desconfiança antes mesmo do teste inicial de gravidez que fiz com aquele de farmácia mesmo? 
Assim que estávamos voltando das "férias de final de ano" no dia 05/01/2015, na estrada senti leves enjoos -  coisa incomum para mim... Em meu pensamento apenas ficava martelando: “Será? Mais acho ser muito cedo para qualquer sintoma" "Que estranho nunca senti isso antes, pode ser??? Ah não deve ser nada de mais" e fui o caminho todo silenciosa em meus pensamentos sobre essa possibilidade, que para mim, ainda era remota!

Como já havia passado pela experiência de "tentantes" fazia uso da técnica de medição de temperatura - TB e fiquei de olho nela. (veja aqui sobre TB)
Mas meus ciclos após o parar o Anticoncepcional me deixou bem maluquinha, pois estavam diferentes sem um padrão ainda que eu pudesse me basear, mas mesmo assim ficava monitorando.
No 4º ciclo de tentativa procurei ficar mais atenta para o final do ciclo, no caso no 23º dia de ciclo e 10º dia depois do indicativo de ovulação (10º DPO) que consegui identificar fazendo o gráfico.
Neste dia comecei a sentir leves cólicas que lembravam a TPM, então não me prendi a este sintoma e TB altinha.  No dia seguinte tive leve queda da TB e pensei: “Será por conta da nidação/implantação?” O jeito era esperar o dia seguinte para ver como estaria minha temperatura.

 

"EXPLICATIVO DE QUEDA DE TB NA NIDAÇÃO
"- A queda da temperatura da nidação acontece entre 7 a 10 dias após a ovulação;
- Apesar desse padrão nem sempre resultar em gravidez, ele é mais comum em gráficos de grávidas; 
- Estatisticamente (com base nos gráficos feitos no site do FertilityFriend): 
11% dos gráficos ovulatórios que não resultaram em gravidez tiveram essa queda na temperatura. 
23% dos gráficos ovulatórios que resultaram em gravidez tiveram essa queda na temperatura. 
- Nos gráficos de grávidas essa queda ocorreu principalmente no 7° e 8° dia após a ovulação. 

Os fatores que explicam o fenômeno seriam: 
- O corpo lúteo tem sem pico de produção de progesterona mais ou menos na metade da fase pós-ovulatória e então começa a regredir. Após a nidação, ele pode já ter começado a regredir, mas é recuperado e volta a produzir níveis máximos de progesterona, aumentando novamente a temperatura. 
- O estrogênio, que tem efeito inverso da progesterona na temperatura. Quando há nidação, ocorre um aumento no nível de estrogênio, o que faz a temperatura cair. "

(Texto original: https://www.fertilityfriend.com/Faqs/Implantation-dip.html )



No 25º e 26 dia do ciclo e 12/13º DPO leves fisgadas do lado direito e dores de cabeça -  já começando a achar que a Vermelhinha queria dar as caras...
No dia seguinte nada da menstruação vir, TB subiu um pouco e comecei a desconfiar que dessa vez poderia vir o positivo, mas resolvi esperar até de madrugada, pois sempre vinha para minha durante a madrugada e como meu último ciclo foi de 28 dias resolvi esperar.
Então no dia seguinte, dia 11 de Janeiro, resolvi fazer o teste de farmácia e obtive meu positivo... feliz da vida!

E logo me programei para fazer o  exame de sangue beta hcg, os resultados foram:

1º Dosagem sérica de
BHCG (12/01/2015) - Gonadotrofina Coriônica 988,67 mUI/mL

2º Dosagem sérica de
BHCG (14/01/2015) - Gonadotrofina Coriônica 3169,00 mUI/mL

3º Dosagem sérica de
BHCG (16/01/2015) - Gonadotrofina Coriônica 6189,00 mUI/mL

Então super grávida e desenvolvendo super bem!!!

Agora era dar início ao Pré Natal e agendar o primeiro exame de Ultra.

No dia 4/02/2015 consegui fazer o Ultra – Resultado:
Pelo DUM (dia da última menstruação – 14/12/2014): 7 semanas e 3 dias
Útero contendo saco gestacional único normalmente implantado e com contornos regulares, identificação de um único embrião com batimentos cardíacos de 165bpm
e diâmetro médio do saco gestacional de 33mm
Comprimento crânio caudal de 14mm
COMENTÁRIOS:
Gestação única compatível com 7 semanas e 6 dias (erro de +/- 3 dias)

 

Feliz que o baby II estava implantado no local correto e tudo bem até o momento, assim como nos exames de sangue e de urina!!!
 

.... Continua (próximo capítulo o segundo mês)