Mãe é padecer no paraíso perfeito de nossas imperfeições!

Mãe é padecer no paraíso perfeito de nossas imperfeições!

Por Suhely Bueno.


Nunca pensei que ser mãe fosse algo fácil, não mesmo, mas não imaginei que teria que enfrentar obstáculos, superar adversidades internas minhas para ser uma boa mãe. Apenas tendo a vivência, de fato, podemos nos dar conta como é difícil a tarefa de ser mãe em toda a nossa plenitude, ser mãe mesmo, não aquelas mães que terceirizam através de babás em tempo integral, ou creches - entendo algumas mãe, por trabalharem fora, da necessidade de colocar os seus filhos em berçário logo cedo, mas quando digo as mães que terceirizam digo aquelas que fazem o berçário/babá ser a mãe, o pai, o educador, o amigo, a família do bebê (mas cada caso é uma caso, obviamente).

Mas desde que me tornei mãe, depois que nasceu minha filha, não apenas entendi qual deve ser o papel de uma mãe, quais as responsabilidades, mas as dificuldades que todas nós podemos enfrentar no dia a dia. Afinal, estamos entrando num mundo novo, onde temos que ser educadoras, “cuidadoras” de um ser muito indefeso, limitado e super dependente e que nem por isso deixa de ter suas vontades, suas fraquezas, tais como nós adultos, mas diferentemente de nós adultos, eles ainda não possuem discernimento e cabe a nós orientar, mostrar, dar a eles, mas tudo numa medida correta, de forma que não sejamos cautelosos em demasia, ou “largados”. O segredo é o equilíbrio, mas onde encontrar?

Sempre tive minhas dificuldades internas que ao me tornar mãe venho tentando superar de forma que possa dar sempre o melhor de mim, mas como qualquer ser humano ficamos esgotadas, cansadas, estressadas muitas vezes, por não sabermos lidar, ainda mais quando somos de uma personalidade na qual vivemos nos cobrando.

Quando, ainda grávida, ficava pensando como seria ser mãe, porém estava longe do que é a realidade, sempre fazia uma imagem lúdica, romântica, graciosa- pelo menos comigo foi assim, e jamais pensei em possibilidade de falhas, que, muitas vezes, se evidenciam, diante de certas circunstâncias, momentos e nessas horas que vejo o quão difícil é este papel tão importante!

Estamos lidando com novas situações, uma nova pessoa que faz parte de nossa vida diária, sem folga, sem férias, sem pausar para poder avaliar melhor a situação, ou nossa postura, por isso muitas de nós se queixamos de falta de paciência, de erros, falhas, medos.

 

... Hoje enfrento medos que jamais pensei em ter; hoje tento superar certas emoções que percebo atrapalham; hoje sou mãe, mas continuo sendo um ser humano; hoje, esqueço o que fui para ser algo mais e melhor não apenas para mim; hoje não existe mais EU, mas o NÓS, mas sem deixar O EU; Hoje, vivo em constante aprendizado, aprendizado este que um ser pequenino e frágil me passa diariamente.

Hoje e não somente hoje, mas amanhã quero ser A MÃE, não apenas a filha, a irmã, a esposa, a amiga... Hoje, tento ser mais alguém, o melhor alguém! Hoje e sempre o melhor de mim é minha filha...

Hoje e para sempre serei mãe, amiga, conselheira, “cuidadora”, superando, aprendendo, vivendo e amando cada dia mais o ser mais importante de toda minha vida, minha pequena, minha filha!

Não, não é fácil... Sim, é prazeroso... Tudo tem seus dois lados, como dizem: “depende da importância que dá a cada um destes lados, o peso que dão eles...” Sei que cabe a mim, e somente a mim!