CUIDADOS COM AS MAMAS NA GESTAÇÃO

 

Por: Dr Domingos Mantelli

 

Os efeitos indesejados provocados nas mamas pela maternidade podem ser evitados com cuidados simples. Manter a higiene, usar o sutiã correto, evitar exposição solar e fazer uso diário de hidratantes podem fazer a diferença e diminuir as estrias provocadas pelo estiramento da pele.

No decorrer da gestação as mamas ficam maiores e mais pesadas. A aréola fica mais escura e sensível, as veias ficam mais dilatadas e fáceis de identificar sob a pele. O crescimento das mamas indica que elas estão se preparando para a produção de leite.

 

 

Mamas bonitas e saudáveis

Normalmente, as mamas ficam menores depois do parto, e isso ocorre porque as células que preenchiam ao máximo a área das mamas regridem.

As massagens diárias, o preparo do mamilo e o uso constante do sutiã de sustentação são medidas importantes para manter a integridade das mamas

Essas são as maiores dúvidas sobre os cuidados das mamas durante e após a gestação:

Vaja as respostas do Dr domingos para estas questões:

 

Quando a gestante deve iniciar os cuidados com as mamas?

É importante que a mulher inicie uma hidratação da pele antes mesmo de acontecer à gravidez. A hidratação ajuda na regeneração celular e no combate ao envelhecimento.

 

Cremes e óleos á base macadâmia ou manteiga de karitê, devem ser aplicados e massageados de forma rotativa nas mamas, duas vezes ao dia. Evite passar hidratante nas aréolas e nos mamilos.

 

Esses cuidados também ajudam a prevenir as temidas estrias.

 

Quando a mulher deve começar a usar o sutiã de sustentação?

 

As gestantes devem usar o sutiã de sustentação, para suportar com conforto o aumento do volume mamário.

Com alças mais largas, ele ajuda a distribuir o peso das mamas igualmente nos ombros, diminuindo o impacto sobre a coluna.

O sutiã pode ser usado durante o dia e a noite.

 

O sol pode beneficiar a saúde das mamas?

Sim.

O contato com sol ajuda a preveniràs rachaduras nos mamilos e ativa a vitamina D no organismo.

A gestante pode pegar sol entre as 10h da manhã e depois das 15h, mas sempre com o uso do filtro solar. O ideal é tomar sol durante 15 minutos por dia.

 

 Alimentação interfere no estado da pele dos seios?

A gestante deve aderir a uma dieta balanceada em alimentos ricos em licopeno como o tomate, biotina encontrada em:

grãos,ovos,carne vermelha e vitamina C.

O consumo desses alimentos ajuda a manter a pele mais firme.

 

O silicone pode interferir na amamentação?

Os implantes de silicone não impedem ou interferem com o aleitamento materno. Porém, a mãe pode necessitar de ajuda nos primeiros dias após o parto devido a alguma dificuldade de produção de leite.

Neste caso, deverá dar de mamar de forma frequente, sem restrições e horários, de forma a aumentar a quantidade de leite, evitando leites artificiais que impedirão uma maior estimulação das mamas.