Criança tem que se mexer!

Outro dia comentei aqui no blog sobre uma orientação da Academia Americana de Pediatria para que os pais lessem para os filhos pequenos. Dessa vez venho falar de uma pesquisa feita pela mesma AAP, que me chamou ainda mais a atenção: a que sugere aos pais que não permitam que crianças vejam tanta televisão.

Por   | Mãe de Salto Alto

 

O fato é que a Academia trabalha em cima de dados, de números, dos hábitos dos Americanos. Baseado em tudo isso os estudiosos constataram que as crianças, principalmente as pequenininhas, têm ficado muito mais tempo do que o recomendado em frente às telas (nesse caso falamos não só de TV, mas de tablets e videogames, por exemplo). O limite, nesses casos seria de 2 horas por dia, mas tem sido de 7 horas. Isso mesmo: têm crianças que tem ficado dias inteiros, praticamente, paradas, em frente às telas!

Enquanto isso, engordam (por não se mexerem e porque não se alimentam direito), apresentam distúrbios de comportamento e de sono, ficam irritadas, anti-sociais. Quanto menos atividades fazem, menos querem fazer. Tomar sol então? Nem pensar? Fazer amigos? Talvez futuramente.

Fiquei preocupada. Tenho duas pequenas em casa que, como qualquer outras, adoram um filme, um desenho, amam um tablet. Como estabelecer limites, como saber se estão exagerando quando o assunto é tecnologia sem privá-las de instrumentos que fazem parte de sua geração tanto quanto o papel fez parte da nossa? Boa pergunta, né?

A resposta dos educadores é mais fácil do que se imagina. Segundo eles, primeiro é necessário sim estabelecer horários para o uso desses equipamentos. Pode ser algumas horas de manhã, no fim da tarde ou a noite. Mas nunca o dia todo: o ideal é que apenas duas horas por dia sejam dedicadas a essas tecnologias.

Outro detalhe: nada de telas em todos os cômodos. O lugar onde são feitas as refeições e onde as crianças dormem devem estar livres desse tipo de equipamento. E, pra terminar, os pais podem ajudar muito oferecendo outro tipo de atividade, se oferecendo pra brincar junto com as crianças, dando o exemplo. Um pai que passa o domingo jogado no sofá não pode exigir que o filho ande a tarde toda de biclicleta! O mais provável é que ele vá pra poltrona ao lado, jogar videogame ou assistir um filme.