Perguntas Frequentes - Mamãe e Bebê

Qual o melhor momento para furar a orelha da minha filha?

Não existe um prazo preestabelecido. Alguns afirmam que o brinco já pode ser colocado logo que o bebê sai da maternidade.

(Fonte: Site Bebe.com)

Como faço para desentupir o nariz do bebê?

Limpe as narinas do bebê com soro fisiológico. Ele deve ser aplicado através de conta gotas ou spray nasal. Inaladores e umidificadores também são bastante eficazes, principalmente se o ar estiver muito seco. 

(Fonte: Site Bebe.com)

Com quantos meses o bebê deve deixar o quarto dos pais e ir para o seu próprio quarto?

O ideal é que ele durma em seu próprio quarto logo que deixe a maternidade. Mas isso não é regra. Até porque, no primeiro semestre de vida, o bebê requer muito da mãe durante as madrugadas. Não são raros os que acordam a cada três horas para mamar. Por isso, muitas mulheres optam por acomodar o filho ao lado de sua cama nessa primeira fase (em geral, nos primeiros três meses), o que garante um pouco mais de conforto e saúde (física e emocional). Encerrado esse período, porém, é imperativo que o bebê passe a dormir em seu próprio quarto, sob pena de comprometer sua independência emocional e criar problemas sérios para a relação do casal. Outra orientação importante: jamais durma com o bebê na cama: é perigoso para a criança.

(Fonte: Site Bebe.com)

ACESSEM NOSSAS ENQUETES

CLIQUEM NA FOTO

ACESSEM - SOBRE NÓS

CLIQUEM NA FOTO

ACESSEM NOSSAS NOTÍCIAS

CLIQUEM NA FOTO

ACESSEM NOSSO FÓRUM

CLIQUEM NA FOTO

Perguntas Frequentes - Gestantes e Tentantes

Que cuidados a mulher deve ter antes de engravidar?

"Ela deve fazer um exame clínico geral para detectar a presença de alguma patologia associada (problemas cardíacos, renais, hepáticos) que possa prejudicar a gravidez. Além desse, deve fazer um exame ginecológico completo, o exame preventivo de câncer de colo de útero, uma ultrassonografia dos órgãos genitais e, dependendo da idade, uma ultrassonografia e/ou mamografia para estudar as condições das mamas.

São pedidos também exame de urina tipo I, porque a infecção urinária pode provocar aborto e óbito fetal, exame parasitológico de fezes, grupo sanguíneo e RH para verificar a compatibilidade do sangue e hemograma completo porque, se for detectada anemia ou qualquer outra enfermidade associada ao sangue, é preciso tratar antes que a mulher engravide.

Outro exame importante é o de glicose, visto que o diabetes pode complicar muito a gravidez, especialmente no último trimestre.

Ainda fazem parte dessa avaliação inicial as reações sorológicas para sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubeola, citomegalovírus,pesquisa de hepatites e, se necessário, o exame de Mantoux ou PPD para tuberculose." (Dr. Jorge Naufal)

(FONTE: https://drauziovarella.com.br)

Quanto tempo antes de engravidar a mulher deve fazer essa avaliação (EXAMES)?

"No mínimo, quatro meses antes, porque, se não estiver imune para a rubeola ou hepatite B, por exemplo, haverá tempo hábil para proceder a imunização." (Dr. Jorge Naufal)

(FONTE: https://drauziovarella.com.br)

A maioria das mulheres engravida sem esses cuidados prévios. Qual é a conduta nesses casos?

"São pedidos os mesmos exames, porque algumas doenças podem ser tratadas. Por exemplo: até o quinto mês, há tempo para tratar, e até para curar, toxoplasmose, citomegalovírus e sífilis, a fim de diminuir, amenizar ou evitar problemas para o feto. No primeiro trimestre da gravidez, rubeola pode causar grandes transtornos, porque o vírus é ávido por tecido embrionário. Do quarto mês em diante, o risco diminui." (Dr. Jorge Naufal)

(FONTE: https://drauziovarella.com.br)